Teceçlã descobre os padrões ocultos nas pinturas dos Grandes Mestres
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“O primeiro objetivo é registar todo esse conhecimento e preservá-lo”, diz Loermans, que pretende criar um banco de dados de padrões nas telas e as suas pinturas. Espera que os pesquisadores e os conservadores comecem a registrar detalhes sobre os telas tecidas que tratam e que a procurem se encontrarem padrões complexos.’’
Por Victoria Stapley-Brown www.theartnewspaper.com
edição de dezembro, 2019
ODEMIRA.
A tecelã Helena Loermans sempre ficou curiosa sobre o motivo pelo qual os pintores trabalhavam em telas simples.
Em 2015, uma conservadora de pinturas do Museo del Prado, em Madrid, visitou o estúdio de Loermans em Odemira, sul de Portugal, e conversarem sobre os Grandes Mestres artistas como El Greco haviam pintado em telas intricadamente tecidas.
Loermans resolveu localizar, recriar, documentar e tecer esses padrões no Lab O, um laboratório que fundou como parte de seu estúdio.
Helena Loermans trabalha num tear manual no seu estúdio em Odemira.
“Para mim, é uma espécie de história de detetive”, diz Loermans, que iniciou uma pesquisa que a levou a uma imagem ou conjunto de instruções para um padrão de trama, para a pintura de 1586 de El Greco, ‘The Burial of the Count of Orgaz’ , num tratado espanhol da década de 1970. “Quando vi isto, o meu coração deu um salto porque sabia que poderia reconstruir e tecer” .
Loermans passou a tecer os padrões de telas de obras de Velázquez, Caravaggio e Titian. Primeiro, analisando os padrões nas imagens de raios-X e desenhando-os à mão. Com o programa de software Weavelt configura-se o rascunho e tece-se num tear manual auxiliado por computador.
Apresentou o seu trabalho em outubro no CIETA (Centro Internacional de Estudo dos Têxteis Antigos) congresso em Krefeld, Alemanha, e no simpósio Conserving Canvas da Universidade de Yale e o seu trabalho surpreendeu os especialistas dos dois eventos.
Sabendo da participação no simpósio de Yale, pesquisou trabalhos na coleção da Galeria de Arte da Universidade de Yale e teceu o padrão da tela para a Educação da Virgem de Velázquez (por volta de 1617-18); o museu agora tem uma cópia.
“O primeiro objetivo é registar todo esse conhecimento e preservá-lo”, diz Loermans, que pretende criar um banco de dados de padrões nas telas e as suas pinturas. Espera que os pesquisadores e os conservadores comecem a registrar detalhes sobre os telas tecidas que tratam e que a procurem se encontrarem padrões complexos.’’