

…I felt encouraged to present a proposal for a grant at the Gulbenkian Foundation to decipher the seven canvases with a pattern, as mentioned in this publication.
Thanks to all of you who believe in this project.
Especial thanks to Maria Manuela Santana, Textile Conservator at the Palacio da Ajuda in Lisbon and directive member of CIETA, and to Ian McClure, Chief Conservator at Yale University Art Gallery for their reference letters.
Fingers crossed!
…analyses of the x-ray image of the painting revealed that this pattern is woven on an M W threading and is therefore not an “unusual chevron twill weave or a wide herringbone but with little zigzag at the end of the ‘spine’ as published in the National Gallery Technical Bulletin Volume 36…
Jornal Sudoeste //Ano 6 // N.146 // 202001.31
Espaço CRIAR Centro Em Rede de Inovação do Artesanato Regional, Travessa do Miradoro no 1, Odemira
Diego Velázquez used a patterned canvas in seven paintings, I have woven a reconstruction of three of these and found a publication with an xray image of another one, (source: Boletin 1988, 9 p.66 . Museu del Prado)
All patterns are different and differently woven on the loom!
Venerable Mother Jerónima de la Fuente 1620
Saint John in the Wilderness 1622
Supper at Emmaus 1620
The Education of the Virgin, 1617-18
Adoration of the Magi 1619
Portrait of Don Christóbal Suárez de Ribera 1620
Saint Ildefonso Receiving the Chausuble from the Virgin 1620
Teceçlã descobre os padrões ocultos nas pinturas dos Grandes Mestres
quote:
“O primeiro objetivo é registar todo esse conhecimento e preservá-lo”, diz Loermans, que pretende criar um banco de dados de padrões nas telas e as suas pinturas. Espera que os pesquisadores e os conservadores comecem a registrar detalhes sobre os telas tecidas que tratam e que a procurem se encontrarem padrões complexos.’’
Por Victoria Stapley-Brown www.theartnewspaper.com
edição de dezembro, 2019
ODEMIRA.
A tecelã Helena Loermans sempre ficou curiosa sobre o motivo pelo qual os pintores trabalhavam em telas simples.
Em 2015, uma conservadora de pinturas do Museo del Prado, em Madrid, visitou o estúdio de Loermans em Odemira, sul de Portugal, e conversarem sobre os Grandes Mestres artistas como El Greco haviam pintado em telas intricadamente tecidas.
Loermans resolveu localizar, recriar, documentar e tecer esses padrões no Lab O, um laboratório que fundou como parte de seu estúdio.
Helena Loermans trabalha num tear manual no seu estúdio em Odemira.
“Para mim, é uma espécie de história de detetive”, diz Loermans, que iniciou uma pesquisa que a levou a uma imagem ou conjunto de instruções para um padrão de trama, para a pintura de 1586 de El Greco, ‘The Burial of the Count of Orgaz’ , num tratado espanhol da década de 1970. “Quando vi isto, o meu coração deu um salto porque sabia que poderia reconstruir e tecer” .
Loermans passou a tecer os padrões de telas de obras de Velázquez, Caravaggio e Titian. Primeiro, analisando os padrões nas imagens de raios-X e desenhando-os à mão. Com o programa de software Weavelt configura-se o rascunho e tece-se num tear manual auxiliado por computador.
Apresentou o seu trabalho em outubro no CIETA (Centro Internacional de Estudo dos Têxteis Antigos) congresso em Krefeld, Alemanha, e no simpósio Conserving Canvas da Universidade de Yale e o seu trabalho surpreendeu os especialistas dos dois eventos.
Sabendo da participação no simpósio de Yale, pesquisou trabalhos na coleção da Galeria de Arte da Universidade de Yale e teceu o padrão da tela para a Educação da Virgem de Velázquez (por volta de 1617-18); o museu agora tem uma cópia.
“O primeiro objetivo é registar todo esse conhecimento e preservá-lo”, diz Loermans, que pretende criar um banco de dados de padrões nas telas e as suas pinturas. Espera que os pesquisadores e os conservadores comecem a registrar detalhes sobre os telas tecidas que tratam e que a procurem se encontrarem padrões complexos.’’
quote…’“The first goal is to record all this knowledge, and preserve it,” says Loer- mans, who aims to create a database of weaving patterns and paintings. She hopes that researchers and conservators will start recording details about textile weaves in the canvases they treat and reach out if they find complex patterns.”